Dicas

Purificador de água: o que considerar na hora da compra?

Quando decidimos comprar um novo aparelho para a nossa casa, é claro que buscamos sempre a melhor opção. E isso inclui tanto a qualidade e a funcionalidade quanto o preço do equipamento e o seu custo-benefício. Por isso, é comum pesquisar bastante e analisar modelo por modelo.

 De cara, os purificadores de água parecem ser todos iguais, afinal, purificar e refrigerar a água são funções comuns a quase todos os modelos. Mas basta uma olhada mais cautelosa para ver que alguns detalhes podem fazer toda a diferença no dia a dia. Por isso, nós separamos algumas características que você deve considerar na hora de comprar o seu purificador de água. Confira!

 

Economia de energia

Grande parte das pessoas acha que a maioria dos aparelhos de refrigeração ou aquecimento consome muita energia elétrica. Isso não deixa de ser verdade, afinal, há modelos que são muito pouco econômicos. Por isso é tão importante realizar uma comparação.

 Há alguns modelos que contam com um controle inteligente de temperatura — como é o caso do modelo PA335, por exemplo —, trabalhando apenas na manutenção da temperatura, dispensando o funcionamento contínuo desnecessário. Assim, a economia de energia elétrica é nítida!

 Observe também qual é o sistema de refrigeração que o purificador de água utiliza. Há opções cuja refrigeração é eletrônica ou por compressão. A escolha entre um e outro depende da sua necessidade! Os modelos com refrigeração por compressor, por exemplo, são ideias para quem tem um consumo de água maior, já que a tecnologia foi desenvolvida para refrigerar quantidades maiores de água em um menor espaço de tempo.

 

Tempo de troca dos filtros

Outro fator que deve ser levado em consideração é o “rendimento” do purificador. Isto é, de quanto em quanto tempo os filtros devem ser trocados e qual é o valor desse custo. Os modelos de purificador de água da Latina contam com filtros que purificam 3.000, 5.000 e 7.000 litros de água a cada troca. Esses são números bastante interessantes pois cada filtro pode render até um ano de água pura e saudável!

IMPORTANTE: Compre um purificador ou filtro de marca conhecida, pois será mais fácil de encontrar o REFIL na época que precisar trocar, e também será mais fácil a troca itens ou peças que venha a da defeito, ou precisar de manutenção.

 

Capacidade do reservatório

Este é um detalhe que a grande maioria das pessoas só nota quando o purificador já está em uso. Faça uma análise rápida: imagine um purificador de água com reservatório para 500mL e outro com reserva para 2 litros. Qual modelo tem mais chances de nos deixar na mão quando mais precisarmos?  Um purificador que ficará praticamente vazio só de encher uma garrafinha d’água certamente não é a melhor opção para quem busca um aparelho que supra as necessidades diárias de uma família, por exemplo.

 

Eficiência na purificação

É interessante observar o quão eficiente o aparelho é na remoção de partículas e outras substâncias. Há modelos que, além de eliminar impurezas, agem também na remoção do cloro; este é um elemento muito utilizado pelas estações de tratamento de água e, em excesso, pode causar prejuízos à saúde. Algumas tecnologias atuam não somente na remoção de substâncias, mas também na preservação — do flúor, por exemplo — e na adição — de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio.